Friday, April 28

Breve histórico

A invenção do papel há cerca de2.000 anos possibilitou aos japoneses criarem a fascinante arte da dobradura - origami - que reúne ricas simbologias, retratando a história e o folclore do Japão.
Segundo os historiadores, durante a antigüidade "kodai", era que antecede a Medieval japonesa, Estado e religião eram unos e o origami era empregado, então, somente em ocasiões como coroação, casamentos, funeral e festivais.
O origami se tornou mais popular a partir da era Heian (794-1192) e atingiu o auge durante o período Muromachi (1338-1392), quando foram criados cerca de 70 tipos de dobraduras. São remanescentes dessa época, as dobraduras do sapo, garça, navio, cesto, balão, homem e lírio.
Como recurso didático, o origami teve seu valor reconhecido na era Meiji (1868) , quando foi introduzido no jardim de infância e nos primeiros anos do curso primário. A partir da era Taisho (1912 - 1926), começaram a surgir os papéis coloridos e quadrados, de aproximadamente 15 cm, difundindo ainda mais os origamis recreativos e educativos.
Atualmente, o origami tem-se revelado como um importante auxiliar no ensino básico da geometria além de desenvolver a capacidade motora e criativa do indivíduo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • E-mail
  • fone: (51) 3427.4442
  • Escuta o papel / te dizendo em dobras / a forma do silêncio.